Home»Pelo Mundo»Europa»Portugal»Roteiro de 1 dia em Sintra. O que fazer?

Roteiro de 1 dia em Sintra. O que fazer?

0
Shares
Pinterest Google+

1 Dia em Sintra

ONDE FICAR EM SINTRA

Visitamos Sintra durante nossa viagem a Lisboa. Infelizmente não ficamos em Sintra, pois não sabíamos o tanto que era legal a cidade. Caso voltasse a Portugal, com certeza passaria um noite lá. Se for viajar para Lisboa e precisa reservar hotel, confira as tarifas de dezenas de hotéis no booking.com. Você pode também olhar as tarifas de hotéis em Sintra no booking.com caso queira ficar lá.

COMO CHEGAR A SINTRA

Fomos para Sintra de carro pela estrada IC19 a oeste de Lisboa. Vários sites não aconselham a dirigir para Sintra, por causa do trafego e por causa da dificuldade em estacionar. Sinceramente, achei super tranquilo. As estradas são ótimas e muito bem sinalizadas. Não tivemos problema nenhum para chegar a Sintra. Em relação ao estacionamento, é verdade que no centro histórico é um pouco difícil de arrumar vagas, mas com um pouco de paciência e talvez um pouco de sorte até que não levou muito tempo. Até porque durante a manhã toda você não fica no centro da cidade, e sim no Palácio da Pena e no Castelo dos Mouros, onde foi super tranquilo de achar vaga, já que a 50 metros do Palácio tem um estacionamento enorme.

Outra maneira de chegar à Sintra é de trem, que sai para Sintra partindo de Lisboa na estação do Rossio. A viagem demora entre 30-40 minutos, dependendo do número de paradas. A estação ferroviária de Sintra situa-se 1.5km a do centro histórico da cidade, enquanto o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros são um pouco mais distantes, principalmente se levar em consideração a subida extremamente íngreme para chegar nesses lugares. Entretanto, existe um ônibus turístico que você pode pegar na própria estação (Ônibus 434), que liga a estação ferroviária ao centro histórico e ao Palácio da Pena.

RESUMO DA VIAGEM (2016)

  1. Palácio Nacional da Pena / Castelo dos Mouros / Palácio Nacional de Sintra / Centro Histórico / Quinta da Regaleira

PLANEJANDO SUA VIAGEM?

Reservas em Hoteis Aluguel de Carros Seguro de Viagem Ingressos / Excursões

Se precisar de ajuda planejando sua viagem, podemos ajudar. Clique aqui

ROTEIRO DE VIAGEM

  1. Roteiro de 4 dias em Lisboa
  2. Roteiro de 1 dia em Sintra

ROTEIRO

DIA 1

Reconhecido em 1995 como Patrimônio Mundial da UNESCO, Sintra é uma cidade encantadora. Situada 25km a oeste de Lisboa, Sintra tem como uma de suas principais atrações centenas de edifícios e casas históricas, além de uma paisagem incrível.

Sintra também é considerada um dos lugares mais românticos de Portugal. Entretanto, caso queira um pouco mais de privacidade é importante evitar os fim de semanas.

1 Dia em Sintra

Logo cedo pegamos o carro e partimos em direção a Sintra. A primeira parada do dia foi o Parque da Pena. Se você tem tempo suficiente em Sintra, o parque oferece muitas opções de lazer. Entretanto, se você tem pouco tempo, pode fazer como fizemos e somente visitar o famoso Palácio Nacional da Pena.

O Palácio da Pena ergue-se sobre uma rocha escarpada, que é o segundo ponto mais alto da Serra de Sintra (acima do palácio só se encontra a Cruz Alta, a 528m de altitude). A vista lá de cima é espetacular. O Palácio propriamente dito é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerônimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II. Estas alas estão rodeadas por uma terceira estrutura arquitetônica, em que se fantasia um imaginário castelo de caminhos de ronda com merlões e ameias, torres de vigia, um túnel de acesso e até uma ponte levadiça.

Algumas das principais atrações da visita ao Palácio são: Copa e Sala de Jantar, os Aposentos do Rei D. Carlos, os Aposentos da Rainha D. Amélia, o Terraço da Rainha, o Salão Nobre, a Capela, e tantos outros. O Palácio da Pena foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e integra-se na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1995. Em 2013 passou a integrar a Rede de Residências Reais Europeias.

1 Dia em Sintra

O Palácio é sensacional, talvez o mais bonito ponto turístico que fomos na nossa curta estadia em Portugal.

Nossa próxima parada foi o Castelo dos Mouros também situado na bela Serra de Sintra. Como tínhamos decidido ir primeiro ao Palácio da Pena para pegar menos gente, fomos forçados a dirigir de volta a cidade e pegar a subida novamente, pois a subida para esses 2 lugares é mão única. Já que estávamos de carro, isso não foi problema, mas cuidado caso você não esteja. O castelo foi construído em torno do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica, sendo ampliada depois da reconquista cristã. Durante a caminhada até e ao redor do castelo e possível admirar belas paisagem como por exemplo o a Vila de Sintra, o Palácio da Pena e o oceano Atlântico.

O Castelo dos Mouros também foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e integra-se na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1995. Caso não vá de excursão, o site de Sintra propõe um itinerário para facilitar a caminhada. Não esqueça de ir com tênis confortável, pois a caminhada é um pouco longa. Ha também visitas guiadas disponíveis para contratação.

Almoçamos no Restaurante Incomum by Luis Santos. O menu executivo (Sopa ou Salada / Prato Principal / Sobremesa / Bebida) saiu por 9,50 Euros. O almoço foi perfeito, a comida estava sensacional,  atendimento muito bom, e o preço nem se fala. Quando estivemos lá, o menu era composto por salada de alface, tomate, queijo e melão ou sopa de abóbora. Os pratos principais eram truta com risoto ou hambúrguer (croquetes com espinafre no meio servido com purê de batata doce). Um dos melhores pratos da viagem. De sobremesa não podia faltar o pastel de Belém, que foi servido com sorvete.

Esse restaurante foi um achado, não perca de maneira nenhuma.

1 Dia em Sintra

Depois de deixar o restaurante, estacionamos perto do centro histórico e fomos direto para o Palácio Nacional. O Palácio Nacional de Sintra é um monumento único, que se destaca pelo seu valor histórico, arquitetônico e artístico. Com mais de mil anos de história, o Palácio da Cidade de Sintra tornou-se propriedade da Coroa Portuguesa após a conquista da cidade de Lisboa por Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, em 1147. A atração principal do palácio é a Sala de Heráldica e seus painéis de azulejo, embora haja muitas outras atrações, como a Sala dos Cisnes, a Sala Árabe, a Sala Chinesa, a Sala Magpie entre outros. O Palácio Nacional de Sintra foi designado Monumento Nacional em 1910 e faz parte da Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 1995.

O centro histórico de Sintra é bem legal. Tire um tempo aqui para visitar as dezenas de lojas nessa região.

Com as devidas proporções, nos fez lembrar um pouco o centro histórico de Tiradentes.

Você pode comprar vários presentes e lembranças para trazer de volta. Andamos pelo centro histórico, sem pressa nem direção, só aproveitando a beleza do lugar. Acabamos comprando azeites, além de outras lembranças de Sintra.

No caminho de volta ao carro, paramos na famosa Fabrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa. Eles fazem queijadas desde 1756. Se você gosta de Queijada, não se anime, pois não tem nada a ver com nossa Queijada aqui no Brasil. O lugar é bem legal, o atendimento muito bom, entretanto, eu não gostei muito das Queijada. Com tantos lugares vendendo Pastel de Belem, cada um melhor que o outro, eu não arriscaria novamente. Entretanto, vale a pena passar lá, talvez você goste (o lugar esta sempre cheio).

A última parada do dia foi a Quinta da Regaleira. Esse lugar é tão sensacional que fica difícil de descrever a beleza da propriedade.

Não deixe de ir lá de maneira nenhuma. Se estiver de carro, pare no centro histórico e ande por uns 10-15 minutos, pois é difícil de arrumar vaga perto. Não vá visitar com pressa a Quinta da Regaleira, pois há muitos lugares interessantes para se ver lá dentro. A propriedade consiste em um palácio, uma pequena capela e um luxuoso parque que apresenta lagos, grutas, poços, jardins, fontes e outras construções.

Entre as principais atrações estão os Poços de Iniciação, que mais parecem torres subterrâneas. Uma vez que eles têm escadas, você pode descer até ao fundo e até mesmo se aventurar nos túneis subterrâneos que ligam os poços a diferentes partes da propriedade. Outra atração principal da propriedade é o palácio. Ele tem 5 andares e é completamente aberto a visitação. Não perca as varandas, onde você tem vistas incríveis, incluindo o Palácio de Pena e o Castelo dos Mouros.

Embora há muitos outros lugares para ir em Sintra, não tínhamos tempo suficiente para visitar outras atrações. Se você tiver tempo, você pode passar 2 dias em Sintra, pois ouvimos que lugares como o Monserrat Palace, a Quinta da Ribrafia, entre outros, merecem uma visita. Nós infelizmente só podíamos passar um dia, uma vez que a nossa viagem foi muito curta.

Em nosso caminho de volta para Lisboa, decidimos jantar novamente no Mercado da Ribeira. Decidimos comer no Café de São Bento, onde escolhemos um Entrecôte com Fritas (18,90 Euros). Também comemos no Sea Me at the Market. Pedimos um Pastel de Caldeirada e um Ceviche de Atum (12,00 Euros). O Ceviche estava sensacional. Ao sair, paramos na pequena lojinha e compramos Flor de Sal (2,50 Euros) e Azeite Português (11,80 Euros).

PLANEJANDO SUA VIAGEM?

Reservas em Hoteis Aluguel de Carros Seguro de Viagem Ingressos / Excursões

 

4 Comments

  1. Leo
    7 de Abril de 2017 at 11:52 — Responder

    Breno, para mim esse post foi perfeito. Como a minha previsão é estar de carro no dia em que visitarei Sintra (quarta-feira do inicio de Agosto), estava procurando algum relato sobre o passeio feito de carro e exatamente para esses locais. Mas como nesse período que vou deve ser cheio, você acha q vale ir 1º no Castelo da Pena, dar a volta e subir novamente para ir no Castelo dos Mouros ou já ir 1º no Castelo dos Mouros? Aliás, qto tempo vc acha para visitá-lo? Estava um pouco preocupado em andar de carro entre as atrações, mas como seria apenas para essas duas atrações, fica mais tranquilo. Estava até pensando em deixá-lo no centro e fazer os passeios de ônibus. Abraços e parabéns pelo blog.

    • 9 de Abril de 2017 at 15:10 — Responder

      Leo. Obrigado pela visita. Vamos as respostas, lembrando que nos fomos em Junho. O Castelo de Pena e muito mais cheio que o Castelo dos Mouros, então sem duvida nenhuma eu iria la 1o. Em relação a tempo de visita, depende muito do que voce pretende fazer, pois a visita não e ao castelo, e sim ao parque. O parque tem muitas atrações. No nosso caso, pelo pouco tempo, so fomos ao castelo e ignoramos o resto. Pode reservar algumas horas. Não se preocupe em relação a estacionamento, principalmente ao castelo de Pena, pois tem um estacionamento gigante (e de graça) a 50 metros do castelo (a subida e íngreme, mas não tive problema nenhum em relação a vaga). A volta para o Castelo dos Mouros dura em torno de 10 minutos então e super tranqüilo. Mesma coisa ao Castelo dos Mouros, o tempo depende do tanto que vocês querem andar pelo castelo, pois tem vários caminhos a seguir. Achar vaga la foi um pouco mais difícil, mas como disse no blog, com um pouco de sorte e paciência ate que não demorou muito. Ja que vai em Sintra, não deixe de ir na Quinta da Regaleira, com certeza voce não vai se arrepender (la sim deixe o carro no centro perto do Palácio Nacional e ande por uns 10 minutos, pois não tem muitas vagas disponíveis)

  2. 29 de junho de 2017 at 15:34 — Responder

    Eu gostei tanto de Sintra que voltei para lá no dia seguinte para passear. Na próxima ida a Portugal, com certeza vou passar pelo menos uma noite por lá!

    • 3 de julho de 2017 at 22:32 — Responder

      Também gostamos demais e com certeza arrependemos de não ter ficado a noite la. Talvez na próxima. Obrigado pela visita.

Leave a reply